quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TRILHAS D’ÁGUA – Uma releitura do universo amazônico

O Coro Cênico da UNAMA desde sua formação em 1994 direciona seus projetos para realização de shows, recitais, performances litero-musical e produção de CD’s a partir da coleta e pesquisa de músicas de nossa região registradas e adaptadas para canto-coral, uma releitura do nosso universo sonoro. A UNAMA através desse projeto objetiva aproximar a pesquisa da música brasileira produzida na Amazônia dos alunos da universidade e comunidade em geral, um exercício de conhecimento de nossa cultura por meio da vivência artística e simultaneamente de cidadania.


O projeto existe desde 1999 e já conta com quatro volumes da série de CDs, com ritmos como lundus, canção de rede, carimbós, cantigas, cantos de pastorinhas e muitas canções, todo esse repertório em 2005 foi editado e lançado através da publicação “Songbook Trilhas D’água”, incluindo além das partituras para coral as biografias dos compositores que colaboraram com o projeto.

O projeto visa não somente a sensibilização de nossos jovens através do exercício da prática-coral para a identidade cultural de sua região, mas também revela a preocupação da universidade em divulgar e democratizar nosso repertório com a produção de CDs e publicações que são distribuídas às bibliotecas, centros culturais, escolas de música e universidades.

O CORO CÊNICO

O Coro Cênico da UNAMA é formado por alunos de todos os cursos de graduação e formação específica da UNAMA assim como à comunidade externa. O grupo soma a linguagem musical com a expressão corporal, o teatro e outras linguagens para enriquecer a prática de canto-coral do aluno intérprete.

DISCOGRAFIA

clip_image002


CD “TRILHAS D’ÁGUA” – 1999 – O CD constrói uma imagem sonora amazônica traduzida numa ambientação de sons corriqueiros, a água, o remo, o vento, o canto do galo, o embalar da rede, uma poesia sonora que entremeia um repertório de canções fazendo alusão ao imaginário e aos costumes do povo de nossa região. Waldemar Henrique / Antônio Tavernard, Bruno de Menezes, Altino Pimenta, Wilson Fonseca, Mestre Lucindo, José Maria Bezerra / Joelma Telles, Edilberto Barreiros e Emanuel Matos são os compositores que compõem a paisagem sonora deste CD através de carimbós, lundus, acalantos e canções.


clip_image002


CD “TRILHAS D´ÁGUA” II – 2000 – Este CD traz um repertório de ritmos amazônicos, canções, canto de cordão de bicho, carimbó, boi e outros. Joana Pantoja, Verequete, Neca Lobato, Emanuel G. Matos, Pedrinho Cavallero, Paulo André e Ruy Barata, Paulo Uchoa, Eduardo Dias e Ronaldo Silva são os compositores interpretados pelo Coro Cênico.


1


CD “TRILHAS D´ÁGUA” III – ESPECIAL PASTORINHAS – 2002 – O CD comemora o qüinqüênio do projeto “Revitalização das Pastorinhas” da Universidade, que resgatou até o ano de 2002 cinco pastorinhas, “Pastorinhas de Santarém”, “O Poder da Fé”, “Cruzadinhos de são João Batista”, “Pastorinhas Tradicional do Mosqueiro” e “Pastorinhas de Alenquer”. Este CD traz os melhores cantos destas pastorinhas.



clip_image006


Trilhas D”Água 4 – 2008 - O Coro Cênico da UNAMA produz a quarta versão do projeto em CD, com um repertório dançante, cada música é um quadro sonoro pintado pelos compositores sobre os sentimentos de fé, amor, paixão. Os compositores interpretados neste CD são Waldemar Henrique, Emanuel Matos, José Maria Bezerra, Toni Soares, Eduardo Dias, Rui do Carmo, Guilherme Fernandes e Wander de Andrade.

2 comentários:

  1. Eu queeeero!!! como posso fisgar um de cada? hein Joelma? hein Rubens?

    Aqui Marco/Marquinho...contralto do "Unijovem" e "Madrigal da Unespa" por 3 anos (1987 a 1990) e tenor do "Vox Brasilis" por alguns meses, com quem eu "quase fui pra Paris, sem olhar pra trás..." ("Quase" de Mario Adnet & Carlos Sandroni, décima quarta faixa do disco "Pedra Bonita", segundo disco solo de Mario Adnet)

    ResponderExcluir