quarta-feira, 7 de outubro de 2009

15 anos do Coro Cênico da Unama


Ao longo de seus dez anos, a série de CDs Trilhas D’Água, constituída atualmente de quatro volumes, é responsável por grandes conquistas para o grupo, a inserção de várias de suas faixas na programação de rádios; a sua utilização como material de estudo para trabalhos escolares; e ainda como trilha sonora para espetáculos de dança e em reportagens. Com o repertório da série produzimos um show homônimo e em setembro de 2001 representamos o Pará na exposição Os Sentidos da Amazônia, apresentação realizada na Câmara dos Deputados em Brasília – DF, obtendo uma grande divulgação e destaque em nível nacional através de rádio e televisão; o projeto é citado em trabalhos de pesquisa e publicações, tem tido grande reconhecimento de Universidades e instituições Musicais pelo Brasil a fora, como a Academia Brasileira de Musica.

Ao longo dos seus quinze anos de funcionamento o Coro Cênico realizou inúmeras apresentações de performances, shows, recitais, espetáculos, como oito textos de pastoris e mais de duzentas partituras resgatadas através do projeto Revitalização das Pastorinhas, o lançamento de quatro CDs da série Trilhas D’Água e ainda a publicação de seu repertório inédito através do livro de partituras Songbook Trilhas D’Água. Tais produtos são distribuídos gratuitamente às universidades, bibliotecas, centros culturais etc.

E para comemorar essa trajetória de sucesso o grupo agendou para este mês uma temporada de shows:

Dia 17/10 – Trilhas D’Água – Complexo Ver-O-Rio às 19h
Dia 21/10 - Trilhas D’Água – Auditório David Mufarrej - UNAMA Alcindo Cacela às 19h
Dia 22/10 – Trilhas D’Água – Auditório 1 – UNAMA BR
Dia 23/10 – Trilhas D’Água – Auditório UNAMA Senador Lemos às 19h
Dia 24/10 – Trilhas D’Água - Complexo Ver-O-Rio às 19h

O Coro Cênico é composto por alunos e antigos alunos da instituição além de contar com a comunidade externa. O grupo é formado por Ana Paula Sardinha, Natália Barata e Suellen Silva (sopranos); Ana Maria Castello, Laura Neila, Maria Enide Michiles, Vera Santos (contraltos), Alessandro Nonato, João Bentes, Rogério Melo (tenores) e Mário Moraes Jr. O grupo será acompanhado pelos músicos Dangler (contra-baixo); José Maria Bezerra (guitarra, violões); Franklin e Rafael Barros (percussão e efeitos).

Cantar a Amazônia, seus rios, lendas e costumes é o grande desafio deste trabalho que combina pesquisa musical e releitura desse universo, tendo como principal objetivo fazer ecoar e democratizar esse canto, dividindo essa experiência, e proporcionando o contato com uma mostra do repertório brasileiro produzido aqui na Amazônia, divulgando essa música através da arte do canto coral.

VÍDEOS DAS APRESENTAÇÕES DO CORO CÊNICO:







Nenhum comentário:

Postar um comentário